Como utilizar o marketing sensorial para atrair mais clientes
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06 de novembro de 2023

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Dicas

Como utilizar o marketing sensorial para atrair mais clientes

O foco na experiência do cliente é fundamental para fidelizar o público! Conheça algumas táticas do marketing sensorial para elevar seus serviços.

Sabemos que atrair e fidelizar clientes é um processo que envolve muito mais do que a qualidade fornecida em seus produtos ou serviços. O comportamento dos consumidores é volátil e passa por transformações constantes, por conta disso, conhecer as tendências do mercado e investir em diferenciais para seu produto, marca e ambiente, pode ser um ponto-chave para a construção de um público fiel.

O marketing sensorial é uma estratégia focada no estímulo dos sentidos para oferecer uma experiência completa aos consumidores. Confira as principais características dessa tendência e como você pode aplicá-la para atrair mais clientes!

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial desenvolve ações que exploram os cinco sentidos, para atrair novos públicos, aumentar as vendas e fidelizar clientes.

Por meio do olfato, visão, audição, tato ou paladar, seu negócio pode oferecer experiências que afetam o bem-estar do cliente e tornam seu relacionamento com a marca mais próximo e natural.

Estimulando os sentidos

As estratégias mais adequadas para estimular os sentidos vão depender das possibilidades mais viáveis para o seu negócio. Confira algumas ideias de ações que você pode aplicar!

  • Visão

Especialmente no que se refere ao reconhecimento de marca, a visão é um sentido muito importante a ser estimulado. Essa tática pode ser utilizada com a aplicação de elementos que fazem parte da identidade, como a paleta de cores, fontes e formas, na decoração e composição do ambiente.

A visão também pode ser estimulada por meio da iluminação, que pela quantidade, temperatura e cor, pode criar a atmosfera que você quer para seu ambiente.

  • Olfato

O olfato é um sentido com grande poder de associação afetiva. Quando sentimos o cheiro de algo que conhecemos, o aroma pode nos remeter à lembrança de lugares e momentos bons e ruins. Apostar em aromas, como o de café por exemplo, ajuda a criar uma ambientação mais familiar, deixando o consumidor mais confortável.

Esse sentido tem um papel importante para incentivar o consumo, especialmente quando se trata de um estabelecimento do setor alimentício. Também pode ser explorado como uma ferramenta para reconhecimento de marca, ao relacionar uma essência específica aos seus produtos ou espaço.

  • Audição

O estímulo auditivo é muito importante para definir o tom do estabelecimento. Músicas agitadas e com um volume alto, demonstram que o ambiente é um clima mais informal e promove encontros agitados e descontraídos para seus clientes. Já para promover uma atmosfera mais íntima e tranquila, opte por sons ambientes.

  • Tato

Muito relacionado com o conforto físico, o tato é um sentido que pode ser explorado através da disposição dos móveis, texturas e principalmente os materiais dos itens que entrarão em contato direto com os clientes.

No caso de imobiliárias e lojas de móveis, a elaboração de cenários realistas permite que os clientes visualizem com mais facilidade os produtos e os ambientes em seu dia a dia.

  • Paladar

O paladar costuma ser explorado como uma forma de enriquecer a experiência de compra dos clientes. Oferecer um café e pequenos aperitivos, proporciona mais conforto para os consumidores, principalmente em serviços que demandam um tempo de espera, ou de negociação mais longo.

Quais os benefícios que o marketing sensorial traz para seu negócio?

Todos esses aspectos que despertam os sentidos, influenciam na forma como os consumidores enxergam seu estabelecimento. Saber utilizar essas ferramentas de forma inteligente trará muitos benefícios para seus negócios. Entre os principais, estão:

  • Vínculo

Quando os sentidos são estimulados de forma eficiente, eles geram sensações boas e essa assimilação positiva com o estabelecimento, ou produto, é um ponto chave para a fidelização de seus clientes.

  • Promove a identidade de marca

Desenvolver ações de marketing sensorial contribui para a construção de uma experiência própria ao estabelecimento, estratégia que reforça a identidade da marca.

  • Estimula o desejo de compra

A criação de uma experiência agradável, possibilita uma estratégia de venda mais sutil, impulsionando o desejo de compra, sem a necessidade de uma condução mais invasiva.

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