09 de outubro de 2023
|
Dicas
Como aplicar o estilo industrial em seu projeto?
Confira dicas de como aplicar a versatilidade do estilo industrial e criar espaços despojados, modernos e aconchegantes.
Moderna e singular, a decoração de estilo industrial se tornou uma forte tendência em ambientes comerciais, corporativos e também residenciais. Com móveis discretos e a valorização de diferentes texturas e materiais, como madeira, couro, metal e tijolos, o estilo combina detalhes rústicos com linhas modernas, construindo uma atmosfera urbana e única!
Se você quer incorporar esse estilo no seu ambiente mas ainda não sabe como, conheça mais detalhes sobre a história e elementos que o compõe.
O surgimento do estilo industrial
Apesar da grande popularização nos últimos anos, com a construção de projetos DIY e ideias para reaproveitar objetos antigos, o clima urbano do estilo não esconde suas origens, afinal, o estilo industrial surgiu em Nova York, um dos maiores centros urbanos do mundo.
Entre as décadas de 1950 e 1970, a cidade de Nova York passou por um grande crescimento populacional e com o aumento na demanda por moradia, imóveis que costumavam abrigar antigas fábricas e galpões, passaram por adaptações para serem utilizadas como habitações.
Esses espaços adaptados, conhecidos como lofts, mantiveram algumas características das construções originais, além do pé direito alto, grandes janelas e ambientes integrados, os lofts também incorporaram as paredes de tijolos, os canos e tubulações expostas dos edifícios, ressaltando a atmosfera fabril do ambiente.
Principais características do estilo
O contraste dos elementos rústicos e fabris dos edifícios com a incorporação das peças mais pessoais dos moradores, resulta no estilo versátil e moderno da decoração industrial.
Transitando entre os estilos minimalista, contemporâneo e rústico, as combinações do estilo industrial são muito variadas, mas entre suas características mais marcantes, estão:
- Integração e amplitude
Mesmo em espaços menores, a sensação de amplitude pode ser criada eliminando as paredes e divisórias. A integração entre os ambientes é uma ótima alternativa para melhorar a circulação no espaço, dando a impressão de que o ambiente é mais amplo.
- Luminárias e pendentes
Nos prédios em que esse estilo surgiu, as janelas grandes tornaram o aproveitamento da iluminação natural uma característica chave da decoração. No que diz respeito à iluminação artificial, são muito utilizados os trilhos e spots de luz, que exaltam a beleza discreta das estruturas de metal. Os pendentes modernos e metálicos fazem combinações interessantes com lâmpadas de filamentos, que dão um toque vintage e aconchegante ao ambiente.
- Texturas e materiais
O estilo é caracterizado pela valorização das texturas naturais e cruas dos materiais. Entre os mais utilizados no mobiliário e itens de decoração estão o metal, a madeira, o couro e o cimento. Enquanto algumas texturas acrescentam um toque mais frio e rústico, sua junção com texturas mais orgânicas, como a madeira, o couro ou linho, resulta num equilíbrio perfeito entre sobriedade e conforto!
- Instalações aparentes
Mesmo com a adaptação para um espaço residencial, muito da estrutura original das fábricas e galpões foram mantidas e muitas inovações, improvisadas. Por isso, a forte presença de vigas, tubulações de fiação elétrica, gás ou água são características muito marcantes do estilo industrial. Mesmo em edificações mais modernas, que já contam com tubulação e estrutura encoberta, a utilização de canaletas para instalações elétricas pode ser feita de forma muito charmosa.
Como incorporar o estilo industrial no seu projeto
Com uma estética focada na praticidade e combinação dos elementos rústicos com modernos, o estilo de decoração industrial tem uma beleza atemporal, que vai muito além das tendências. São diversas as formas de compor um espaço com o estilo, confira algumas peças chave para te ajudar nesse processo de decoração:
Cimento queimado
O cimento queimado, tipo de argamassa obtida através da mistura de cimento com areia e água, tem uma aparência despojada, com manchas sutis que conferem ao acabamento uma textura distinta, ao mesmo tempo rústica e elegante. Essa textura se tornou muito popular nos últimos cinco anos, resultando no lançamento de produtos como porcelanatos e tintas que reproduzem as nuances do cimento queimado. A opção de reproduzir sua textura em diferentes cores e tonalidades, além do cinza tradicional, é uma ótima alternativa para variar e trazer ainda mais personalidade para a decoração.
Tijolinhos
O tijolo aparente traz um toque rústico e, dependendo da tonalidade escolhida, adiciona um traço mais acolhedor e confortável ao ambiente. Além dos tradicionais tijolos alaranjados de cerâmica, muito utilizados na construção, existe hoje uma enorme variedade de tamanhos e materiais de tijolos, com diferentes texturas e cores para você incorporar o estilo industrial da maneira que mais combina com seu espaço.
Móveis de metal
O aço, ferro, metal e alumínio são materiais de grande importância na era da industrialização como um todo, então é natural que eles sejam destaque no mobiliário do design industrial. Os materiais podem ser adicionados de diversas formas na decoração, com o tradicional tom metálico cinzento, um preto clássico ou ainda tons acobreados. Além de acrescentar um charme estético, estruturas de metal nos móveis garantem maior durabilidade e resistência às peças.
Madeira e metal
A combinação mais querida dos adeptos ao estilo industrial, a junção da madeira com as estruturas de metal, trazem ao ambiente o equilíbrio entre a modernidade rígida do metal com o calor e aconchego orgânico da textura natural da madeira.
Você quer garantir o charme contemporâneo do design industrial em seu espaço de alto fluxo? Confira os detalhes de nossas peças! Temos opções diversas para você adicionar o toque moderno e aconchegante do estilo com muita personalidade e elegância.
Em nosso Instagram e Facebook, você encontra diversos exemplos de colaboradores que realizaram projetos com a estética industrial com a incorporação de nosso mobiliário, siga e acompanhe.
Continue lendo nosso blog e fique por dentro das principais tendências de design mobiliário e arquitetura.
Conteúdos relacionados